domingo, 29 de maio de 2011

Thelmo Lins lança o CD SAMBA SAMBÁ SAMBÔ dedicado às composições de Pirulito da Vila

Thelmo Lins (foto de Mary Lane Vaz)

O cantor Thelmo Lins lança, em agosto, o CD SAMBA SAMBÁ SAMBÔ, dedicado a canções do talentoso compositor Pirulito da Vila, revelação da música mineira. A direção musical e os arranjos são de Danilo Abreu.
O disco traz 11 canções, sendo nove delas inéditas no formato CD. A maioria – “Falar de samba”, “Mercearia Paraopeba”, “Tem alguém pior que eu”, “Por todos os santos”, “Se liga, malandro” e “Samba democrático” – é samba, ritmo que Pirulito da Vila tem maior domínio e afinidade. Mas há também espaço para outros ritmos, como a balada, representada pela romântica “Quem sabe assim”, gravada por Thelmo Lins em dueto com Isabella Michielini (atriz de musicais como “A pequena sereia”, “Mulheres de Hollanda” e “O menino poeta”),  o maxixe “Terno do João”, o jazz “Bolero” e o samba-funk “Samba Sambá Sambô”, esta, uma parceria entre Pirulito e Lins, que também conta com a participação especial do compositor.
O disco ainda contou com outro convidado especial, o cantor e compositor Vander Lee, que divide com Thelmo Lins os vocais de “Samba democrático (Samba do rico e do pobre)”. Além de brindar com sua participação vocal, Vander Lee ainda fez algumas sugestões na letra da canção, que foram acatadas pela produção do disco. Completando o repertório, estão o belíssimo samba-canção “Toninho do caju” e o poema “A alvorada do amor”, de Olavo Bilac, publicado em 1902, recitado pelo cantor.
Outra atração de SAMBA SAMBÁ SAMBÔ é o excepcional time de músicos que integrou as gravações. Na base, o pianista Danilo Abreu, também responsável pelo teclado e os efeitos especiais, o baixista Milton Ramos e o baterista André Limão Queiroz. A profusão rítmica e a experiência destes instrumentistas garantiram ao disco toda gama sonora e a sofisticação que fazem juz à fama que a música mineira alcança internacionalmente. Nos convidados, a participação do guitarrista Augusto Rennó, do saxofonista Leonardo Barreto, o violoncelista Sergio Rabello, a clarinetista Juliana Perdigão e o trombonista Leonardo Brasilino, que ganhou recentemente o prêmio BDMG Cultural de Melhor Instrumentista do Ano. Outro charme do disco são os vocais de Regina Milagres, Mariana Brant e Silvia Maneira, em três canções; e a percussão de Pirulito da Vila, em uma das faixas.
            Vale ressaltar que o CD SAMBA SAMBÁ SAMBÔ foi totalmente gravado em Belo Horizonte, no Estúdio Giffoni, no bairro São Lucas, tendo como técnicos de gravação, mixagem e masterização Fernando César Cabrito e Fabrício Galvani. A programação visual foi assinada por Rafael Bastos (www.vomaria.com), com fotos de Mary Lane Vaz. O encarte traz, ainda, a obra “Bailes da Vida”, criada por Mariza Trancoso, uma das mais importantes artistas plásticas mineiras. Na assistência de produção, Wagner Cosse; e na preparação vocal, Regina Milagres.

Thelmo Lins conheceu Pirulito da Vila em 2007, durante uma apresentação musical em Itabirito (MG), cidade natal dos dois artistas. Desde então, ficou admirado com as suas músicas. Em 2009, fez a produção um CD demo do compositor, em que ele interpreta cinco canções de sua autoria, acompanhado pelo grupo Cachaça com Arnica, também de Itabirito. As faixas logo ganharam projeção em emissoras de rádio da capital mineira e de cidades do interior de Minas. A partir de então, nasceu uma amizade entre os dois artistas, que também começaram a se reunir, para falar de música e parcerias. A qualidade e a quantidade de obras produzidas por Pirulito impressionaram Thelmo, que resolveu, então, dedicar um CD exclusivamente ao seu repertório.
Diferentemente dos projetos anteriores, que foram concretizados com os recursos de leis de incentivo, SAMBA SAMBÁ SAMBÔ foi desenvolvido com recursos próprios de Thelmo Lins, por meio de sua empresa TW Cultural. “É um exercício de ousadia”, diz Thelmo, “que busca lançar o foco para um compositor desconhecido da mídia, mas com reconhecido talento musical. Espero que o público abençoe esta iniciativa”.

Contatos:
(31) 3482-7455 e 9991-6653

sábado, 28 de maio de 2011

Para ouvir as canções de "Samba Sambá Sambô"

Ouça algumas canções do novo CD em www.myspace.com/thelmolins

ou no link:
http://soundcloud.com/you/tracks

Fotos de divulgação (Mary Lane Vaz)










O que já saiu na imprensa

Jornal O Real, da Região dos Inconfidentes, abril de 2011




Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 07 de abril de 2011 - Coluna Vibra BH



Quem é Thelmo Lins

Foto de Mary Lane Vaz 

Thelmo Lins é cantor, ator, gestor cultural, escritor e jornalista. Nasceu em Itabirito (MG). Começou sua trajetória artística no teatro, em 1983, na Oficina de Teatro do diretor Pedro Paulo Cava. Realizou algumas montagens teatrais, como “A cantora careca” e “Flicts”. Em 1991, graduou-se em Comunicação Social pela PUC-MG, tendo realizado os cursos de pós-graduação em Recursos Humanos (Cepemg, 1994) e Gestão Cultural (UNA, 2005). Como jornalista, criou e atuou na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabirito (1989 a 1996), foi Superintendente de Comunicação Social da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (1997 a 1999) e Assessor de Imprensa da Galeria de Arte Copasa (2004 a 2007).
Gravou seu primeiro CD em 1999, num projeto em homenagem ao Clube da Esquina – “Nada Será Como Antes”. Em 2000 lançou o CD “Encontro dos Rios”, somente com compositores de sua terra natal. Três anos mais tarde foi a vez de “Thelmo Lins Canta Drummond”, com poemas de Carlos Drummond de Andrade musicados especialmente para o trabalho por grandes compositores brasileiros. Em 2006, gravou e lançou, ao lado do cantor Wagner Cosse, o elogiado CD “Cânticos”, com os poemas de Cecília Meireles musicados por Fatima Guedes. Em 2010, também com o cantor Wagner Cosse, lançou o CD “Trá-lá-lá-lá-li Trá-lá-lá-lá-lá – Poemas Musicados de Henriqueta Lisboa”, que se transformou no musical infantil O menino poeta, que estreou nesse mesmo ano. Em 2011, grava seu CD solo “Samba, Sambá, Sambô”, com canções do compositor itabiritense Pirulito da Vila, artista de grande talento descoberto por Thelmo Lins em sua cidade natal.
Como produtor fonográfico realizou, entre outros, os CDs de Serginho Barbosa, Coral Libre Cantare, Coral dos Meninos Cantores do Brasil, Coral do INSS/MG e o CD Feminino em Canto. Maria Bethânia, Sueli Costa, Elza Soares, Belchior, José Miguel Wisnik, Joyce, Francis Hime, Vander Lee, Milton Nascimento, entre outros nomes consagrados da MPB, são alguns artistas que já atuaram em projetos do artista.
Em 2007, lançou o livro de poesias “Rosas Amassadas”, com prefácio de Fernando Brant.
É responsável pela administração do Teatro Santo Agostinho, de Belo Horizonte, e pelo portal www.itabiritocultural.com.br.
Recebeu, em 2000, a Medalha Francisco Homem Del Rey, pela Câmara Municipal de Itabirito, por seus serviços prestados à cultura itabiritense.
É proprietário da empresa TW Cultural, de produções artísticas e culturais, desde 2007.

Pirulito da Vila

Pirulito da Vila (foto de Thelmo Lins)


Pirulito da Vila é compositor e percussionista. Nasceu em 1977, no bairro Vila Alegre, em Itabirito, de onde tirou seu nome artístico. Seu primeiro contato com a música veio aos sete anos, como ritmista da extinta Escola de samba Em cima da Hora. Em 1991, ingressou no grupo Axé Igbá como ritmista e, em poucos meses, já era o mestre de bateria. Em 1996, fez parte do grupo Senegal, quando começou a compor. Em parceria com Beto Senegal, compôs “Ui, ui, ui” e “Swing da Nação”, melodias registradas em CD da banda. Atuou, em seguida, no grupo Mistura Brasileira, que também gravou quatro sambas de sua autoria. Mais tarde, foi a vez de inserir a canção “Bolero”, que foi o carro-chefe do primeiro CD do cantor Serginho Barbosa, lançado em 2005. A partir de 2008, integra o grupo Cachaça com Arnica, para o qual compôs os sambas “Terno do João”, “Mané, me dá um tom”, “Samba dentro de mim” (parceria com Márcio Lima), “Produto proibido”, entre outros.
Em 2009, deu um salto em sua carreira artística, ao lançar 05 de suas músicas em um disco postado no site www.myspace.com/pirulitodavila, que chamou a atenção de artistas de renome nacional como Marquinhos Sathan e Zeca Pagodinho. Em 2011, o cantor Thelmo Lins lança o CD “Samba Sambá Sambô”, totalmente dedicado ao repertório do conterrâneo, tendo a participação especial de Vander Lee, um dos mais expressivos nomes da atual geração de compositores mineiros.
Pirulito da Vila vem se notabilizando pela maneira de fazer seus sambas baseados em personagens e cenas do cotidiano. Uma lista de compras, os itens de uma mercearia, os amigos, a realidade local se transformam em poesia nas suas mãos. Sua recente safra comprova seu grande talento para o samba, marcado pela maturidade dos temas harmônicos e das letras.