sábado, 28 de maio de 2011

Pirulito da Vila

Pirulito da Vila (foto de Thelmo Lins)


Pirulito da Vila é compositor e percussionista. Nasceu em 1977, no bairro Vila Alegre, em Itabirito, de onde tirou seu nome artístico. Seu primeiro contato com a música veio aos sete anos, como ritmista da extinta Escola de samba Em cima da Hora. Em 1991, ingressou no grupo Axé Igbá como ritmista e, em poucos meses, já era o mestre de bateria. Em 1996, fez parte do grupo Senegal, quando começou a compor. Em parceria com Beto Senegal, compôs “Ui, ui, ui” e “Swing da Nação”, melodias registradas em CD da banda. Atuou, em seguida, no grupo Mistura Brasileira, que também gravou quatro sambas de sua autoria. Mais tarde, foi a vez de inserir a canção “Bolero”, que foi o carro-chefe do primeiro CD do cantor Serginho Barbosa, lançado em 2005. A partir de 2008, integra o grupo Cachaça com Arnica, para o qual compôs os sambas “Terno do João”, “Mané, me dá um tom”, “Samba dentro de mim” (parceria com Márcio Lima), “Produto proibido”, entre outros.
Em 2009, deu um salto em sua carreira artística, ao lançar 05 de suas músicas em um disco postado no site www.myspace.com/pirulitodavila, que chamou a atenção de artistas de renome nacional como Marquinhos Sathan e Zeca Pagodinho. Em 2011, o cantor Thelmo Lins lança o CD “Samba Sambá Sambô”, totalmente dedicado ao repertório do conterrâneo, tendo a participação especial de Vander Lee, um dos mais expressivos nomes da atual geração de compositores mineiros.
Pirulito da Vila vem se notabilizando pela maneira de fazer seus sambas baseados em personagens e cenas do cotidiano. Uma lista de compras, os itens de uma mercearia, os amigos, a realidade local se transformam em poesia nas suas mãos. Sua recente safra comprova seu grande talento para o samba, marcado pela maturidade dos temas harmônicos e das letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário