sábado, 28 de maio de 2011

Quem é Thelmo Lins

Foto de Mary Lane Vaz 

Thelmo Lins é cantor, ator, gestor cultural, escritor e jornalista. Nasceu em Itabirito (MG). Começou sua trajetória artística no teatro, em 1983, na Oficina de Teatro do diretor Pedro Paulo Cava. Realizou algumas montagens teatrais, como “A cantora careca” e “Flicts”. Em 1991, graduou-se em Comunicação Social pela PUC-MG, tendo realizado os cursos de pós-graduação em Recursos Humanos (Cepemg, 1994) e Gestão Cultural (UNA, 2005). Como jornalista, criou e atuou na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabirito (1989 a 1996), foi Superintendente de Comunicação Social da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (1997 a 1999) e Assessor de Imprensa da Galeria de Arte Copasa (2004 a 2007).
Gravou seu primeiro CD em 1999, num projeto em homenagem ao Clube da Esquina – “Nada Será Como Antes”. Em 2000 lançou o CD “Encontro dos Rios”, somente com compositores de sua terra natal. Três anos mais tarde foi a vez de “Thelmo Lins Canta Drummond”, com poemas de Carlos Drummond de Andrade musicados especialmente para o trabalho por grandes compositores brasileiros. Em 2006, gravou e lançou, ao lado do cantor Wagner Cosse, o elogiado CD “Cânticos”, com os poemas de Cecília Meireles musicados por Fatima Guedes. Em 2010, também com o cantor Wagner Cosse, lançou o CD “Trá-lá-lá-lá-li Trá-lá-lá-lá-lá – Poemas Musicados de Henriqueta Lisboa”, que se transformou no musical infantil O menino poeta, que estreou nesse mesmo ano. Em 2011, grava seu CD solo “Samba, Sambá, Sambô”, com canções do compositor itabiritense Pirulito da Vila, artista de grande talento descoberto por Thelmo Lins em sua cidade natal.
Como produtor fonográfico realizou, entre outros, os CDs de Serginho Barbosa, Coral Libre Cantare, Coral dos Meninos Cantores do Brasil, Coral do INSS/MG e o CD Feminino em Canto. Maria Bethânia, Sueli Costa, Elza Soares, Belchior, José Miguel Wisnik, Joyce, Francis Hime, Vander Lee, Milton Nascimento, entre outros nomes consagrados da MPB, são alguns artistas que já atuaram em projetos do artista.
Em 2007, lançou o livro de poesias “Rosas Amassadas”, com prefácio de Fernando Brant.
É responsável pela administração do Teatro Santo Agostinho, de Belo Horizonte, e pelo portal www.itabiritocultural.com.br.
Recebeu, em 2000, a Medalha Francisco Homem Del Rey, pela Câmara Municipal de Itabirito, por seus serviços prestados à cultura itabiritense.
É proprietário da empresa TW Cultural, de produções artísticas e culturais, desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário